A música talvez seja a mais bela dentre as artes e a que mais expressa sentimento humano em relação à Deus, à vida e às pessoas.
Além de ser uma arte e um componente de Deus estrategicamente inserido no homem no ato da criação, a música constitui-se um dom especial na vida de alguns com uma finalidade específica.
Nesses casos, a composição musical como regra está relacionada a uma experiência pessoal que o compositor transmite através do conteúdo melódico e literário com precisão e beleza, às vezes até inconscientemente.
Há um detalhe interessante a ser observado. Um fenômeno ocorre em nosso meio com as pessoas que, mesmo não tendo "dom", são capazes de compor, ainda que de maneira simples, aquilo que resulta de suas experiências com deus exemplificado através do Salmo 40.3 "...Pôs um novo cântico nos meus lábios..."
Tal fenômeno em parte se explica pelo fato de que, segundo depoimento de uma musicoterapia, 90% das pessoas são musicalmente afinadas!
Analisando a questão dentro da realidade cristã vamos notar que a história da Igreja tem sido escrita ao longo dos anos através da música, e esse é o ponto no qual quero me deter.
Talvez seja interessante fazermos algumas perguntas. Por exemplo: O que torna a música cristã tão diferenciada? Como se explica sua explosão em escala mundial? E o surgimento de tantas pessoas talentosas ao redor do mundo oferecendo música de qualidade?
As repostas para estas perguntas são encontradas em algumas regras pertencentes ao universo da música que irei compartilhar com vcs em uma outra oportunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário