segunda-feira, 27 de junho de 2011

Nossos sentidos Espirituais









“ A isto respondeu Jesus (a Nicodemus): em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus.” (João 3.3)
Quando nascemos de nossas mães, nascemos com vida biológica, temos to o código genético e tudo que diz respeito à vida física.
Mas nosso espírito está morto para as coisas de Deus.
Jesus ensinou a Nicodemus que é preciso um milagre dentro de nós a fim de começarmos a ver as coisas espirituais.                                                                                                                                     A estes milagres, Jesus chamou de novo nascimento.
Muita gente entende que Jesus estava se referindo ao pós morte, quando entraremos no céu.
Mas Jesus está dizendo, que aqui agora podemos ver o Reino de Deus. Necessitamos, porém, nascer do Espírito.
No verso 6, Ele diz: O que é nascido da carne é carne, mas o que é nascido do Espírito é espírito”.                                                                                                                                                 Assim como temos sentidos naturais ( 5 sentidos), assim também recebemos sentidos espirituais, quando nosso espírito é renascido.
E são com estes sentidos espirituais que podemos perceber as coisas do céu, do Reino de Deus.                                                                                                                                                     Temos visão natural e visão espiritual, audição natural e audição espiritual, ( Eu creio que olfato e paladar também, nosso corpo ressurreto e transformado terá todos os sentidos com os quais foi criado).
Com os sentidos espirituais não acontece como os naturais, ninguém precisa treinar os sentidos naturais, a própria vida  e o contato  com o mundo colocam em ação os sentidos, mas com os sentidos espirituais não é assim; é necessário colocarmo-nos dentro de um processo de disciplina do Espírito.
Quando nascemos de novo em Cristo, nosso espírito passa a ser, para Deus, o centro de nossa vida, como Deus intentou que fosse desde o início. Com o pecado de Adão, o espírito humano foi subjugado pela alma e pelo corpo, havendo uma invasão no ser humano.
Sem Jesus o homem é:
Um corpo, dominado por uma alma, que tem um espírito.
Em Jesus o Homem é:
Um espírito que vive num corpo e possui uma alma.
A alma é a sede das emoções, de modo geral, as pessoas não nascidas de novo, são regidas pelos pensamentos e pelas emoções. Paulo disse que antes de Jesus nós todos éramos regidos pela vontade da carne e dos pensamentos. ( Efésios 2.3).
Mas em Jesus, devemos andar em espírito, movidos pelo Espírito. (Gálatas 5.16).
Jesus é o exemplo máximo de exercícios dos sentidos espirituais. Ele realizou toda a sua obra na terra em dependência absoluta do Pai.
Vendo espiritualmente aquilo que o Pai estava fazendo no céu. Assim ele realizava na terra.
João 5:19 Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho de si mesmo nada pode fazer, o Filho o faz igualmente.
Jesus não realizou seus milagres como Deus onipotente, mas como Filho do homem, dependente do Pai. Para cada situação que se deparava diante dele, Jesus sabia em espírito o que Deus estava por fazer nas vidas das pessoas, assim Ele realizava as obras do Pai nas pessoas.
Esta deveria ser a tarefa da igreja hoje na terra, continuar fazendo as obras de Jesus, dentro deste mesmo padrão.
João 14:12 Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê em mim, esse também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas; porque eu vou para o Pai.
Cada crente deveria ter seus sentidos exercitados para ver o que Deus faz e quer fazer nas pessoas. Jesus disse que Ele Nada podia fazer de si mesmo. (João 5.19)
Então cada milagre que Jesus fez, ele primeiro Viu ( em espírito) o que Deus estava fazendo no céu.
Jesus não curava todos da mesma maneira. Por quê? Porque o Pai lhe instruía o que fazer.
A um, Ele impunha as mãos , a outra apenas dizia uma palavra, a outro fazia Lodo com a saliva e mandava lavar num tanque, etc.
Cada estratégia dessas era passada em Espírito pelo Pai
Eu creio que podemos aprender a usar os sentidos espirituais para isto. Não somente para fazermos as obras de Jesus na vida de pessoas, mas também para recebermos instruções para a igreja, que tipo de ministério Deus nos quer, para onde seguirmos,  e o que Deus está querendo realizar conosco.

Israel Silva

3 comentários:

  1. - 1 Parte


    " Então, quem era ele? "
    Que tipo de pessoa, de acordo com Jesus Cristo, precisava desesperadamente nascer de novo?

    É a pessoa moralmente boa, a pessoa profundamente religiosa, que precisa nascer de novo!

    Esta pessoa é Nicodemos. Era um líder religioso nos seus dias. Vivia uma vida moralmente reta. No entanto devia sentir um vazio na sua alma, pois veio a Cristo à noite procurando preencher um vazio em sua vida.

    Jesus vai direto ao ponto. Nicodemos era um homem muito bom, se comparado a outras pessoas. Ainda assim precisava recomeçar a vida, do contrário não poderia ver o Reino de Deus. Já que não podia ver o reino de Deus, seria totalmente impossível entrar nele. Para ele havia apenas uma esperança - tinha que nascer de novo. Precisava ter uma nova natureza que seria totalmente diferente da sua natureza atual.

    Na verdade Jesus diz, "Importa-vos nascer de novo" (João 3:3,7). Deus nos céus deve ter uma ação que é direcionada para o renascimento da sua alma antes mesmo que você possa ver o Reino de Deus. Apesar de ser uma pessoa profundamente religiosa, moralmente correta, você tem que nascer de novo.

    Aceite essa verdade. É para o seu bem. Se uma pessoa tem uma doença, é muito melhor tomar conhecimento do fato do que viver sem ele. O quanto antes descobrir que tem uma doença do coração, câncer, malária, tuberculose ou cólera, maior será a sua esperança de ser curado. Então reconheça o fato. Cada pessoa neste mundo precisa nascer de novo. Ninguém pode nem sequer ver o reino de Deus, a menos que tenha nascido segundo vez pela obra do Espírito Santo na sua alma. Você precisa nascer de novo. Precisa de uma transformação total em sua alma.

    ResponderExcluir
  2. - 2 Parte
    Segundo, O que você deve fazer para nascer de novo?

    Essa é uma pergunta muito natural de se fazer. Se o seu barco virar no meio do lago, você quer saber exatamente o que fazer para salvar a sua vida. Quer saber se deve agarrar-se a um pedaço de madeira até o socorro chegar, ou se deve nadar até a margem. Deseja saber exatamente em que direção deve nadar.

    Então se você tem que nascer de novo para entrar no reino de Deus, o que tem de fazer? Teria que passar a noite toda em oração? Teria que jejuar por vários dias, não pôr comida na boca e nem tomar água? Teria que ir ao culto a cada domingo durante um ano ou dois a fim de "nascer de novo"?

    Não, você não precisa fazer nenhuma dessas coisas para nascer do alto. Aliás, não pode fazer absolutamente nada para nascer do alto. Jesus não diz a Nicodemos o que ele deve fazer para nascer de novo. Ele simplesmente assevera o fato: "Você tem que nascer de novo". Jesus não dá essa ordem simplesmente porque Ele estaria ordenando o impossível (É bom lembrar que é um ato impossível ao homem

    Pense por um momento sobre o seu primeiro nascimento. O que você fez para causar o seu próprio nascimento da primeira vez? Qual foi o seu papel em fazer que você fosse concebido no ventre de sua mãe?

    Você não fez absolutamente nada. Como qualquer outra pessoa que já viveu você não fez absolutamente nada para causar seu primeiro nascimento. Nenhuma pessoa que já viveu sobre a terra causou sua concepção no ventre de sua mãe, ou o ter nascido dela. Trata-se de uma impossibilidade completa.

    O mesmo princípio se aplica cada vez que alguém "nasce de novo". A maioria das pessoas entende completamente errado esse ensino de Jesus. Eles acham que Jesus está dizendo a Nicodemos o que ele deve fazer e decidir nascer de novo. Eles concluem que Jesus ensina que se uma pessoa crê Nele nascerá de novo.

    Mas esse entendimento das palavras de Jesus está totalmente errado. Jesus não diz a este homem o que ele deve fazer para nascer de novo. Jesus sabia que uma pessoa não pode fazer nada para que nasça de novo. Esse fato é plenamente ensinado num dos primeiros versículos do Evangelho de João, que diz que os filhos de Deus "não nasceram da vontade do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus" (João 1:13). O ensino é simples. As pessoas não nascem de novo para serem filhos de Deus por decisão humana. Ao invés disso, é algo de Deus e depende totalmente Dele; uma pessoa é nascida do céu para ser um filho de Deus.

    Então, o que você deveria fazer? Deveria se humilhar perante o Deus Todo Poderoso e reconhecer que precisa ser totalmente transformado em outra pessoa. Reconheça que somente Deus, pelo Seu Espírito Santo enviado dos céus, pode fazer com que nasça de novo. Pare de tentar fazer de você mesmo uma nova criatura. Pois somente Deus pode fazer esta obra maravilhosa em você.

    ResponderExcluir
  3. -3PARTE


    Terceiro, E se você "nascer de novo" pelo Espírito Santo?

    Algumas pessoas lhe dirão coisas estranhas. Dirão que, se "nasceu de novo falará em línguas". Dirão que a única prova de que de fato nasceu de novo, do Espírito Santo de Deus, é que emita sons estranhos que nem você mesmo consegue entender.

    Mas a Palavra de Deus diz algo inteiramente diferente. A Palavra de Deus diz que todos os crentes em Jesus Cristo formam "batizados no Espírito Santo", tenham eles falado ou não em "línguas". O apóstolo Paulo afirma claramente: "Todos fomos batizados num só corpo e num só Espírito" (1 Coríntios 12:13). Cada crente em Jesus Cristo nasceu de novo pelo batismo do Espírito Santo enviado dos céus. Mas Paulo prossegue para indicar que nem todos os crentes receberam o dom especial do Espírito Santo que uma vez capacitou algumas pessoas a falar em línguas estrangeiras que jamais haviam aprendido. Ele faz uma série de perguntas aos crentes de Corinto. Cada uma dessas perguntas espera por um "Não" como resposta. Ele pergunta: "Nem todos são apóstolos, são?" (A resposta que se espera é obviamente um "Não!"). Ele pergunta: "Nem todos são profetas, são?" (É óbvio que a resposta esperada é "Não!"). Ele pergunta: "Nem todos fazem milagres, fazem?" (A resposta esperada é "Não!"). Então ele pergunta: "Nem todos falam em línguas, falam?" (E mais uma vez a resposta óbvia que se espera é "Não!") - (1 Coríntios 12:29,30).

    Não é de todo crente em Jesus Cristo que se espera o "falar em línguas". No entanto, todo crente foi batizado com o Espírito Santo. Doutra sorte não poderia ter "nascido de novo".

    Assim, não pense que não pode nascer de novo a menos que "fale em línguas". Não pense que tem que "falar em línguas" se nasceu de novo. Você pode ser feito nova criatura em Cristo sem jamais ter demonstrado o dom especial de "falar em línguas".

    Mas, uma outra coisa sempre acontecerá quando alguém nasce de novo pela obra do Espírito Santo. Se você nasceu do alto pela obra do Espírito Santo de Deus, começará sua nova vida se comportando exatamente como um bebê recém nascido. Assim como um recém nascido, a primeira coisa que fará é "gritar, chorar". É aí que a fé e o arrependimento entram em cena. A primeira coisa que um bebê recém nascido faz é gritar, chorar. O bebê sai do escuro do ventre de sua mãe e vê a luz pela primeira vez. O recém nascido pisca, fecha seus olhos de novo e cai no choro. Assim, dessa forma, a primeira coisa que uma pessoa faz quando nasce pela segunda vez é chorar. Ele sai da escuridão de uma vida de pecado para a gloriosa luz de Cristo. Ele pisca por causa do brilho daquela luz, e ele clama a Deus, "Salva-me!". Reconhece sua dependência total de Deus para o arrependimento pelos erros que cometeu. Ele ouve a mensagem sobre Jesus, o Salvador dos pecadores, e se entrega totalmente a Ele. Daquele ponto em diante vive uma vida diferente - não uma vida perfeita, não uma vida totalmente livre do pecado. Mas agora é uma nova criatura, um Cristão, e assim vive uma vida diferente.

    Então venha hoje. Não demore. Demonstre o fato de ter nascido de novo. Clame a Jesus em arrependimento e fé. Daquele ponto em diante, todo o curso de sua vida será diferente. Ao invés de viver sob a sombra da ira de Deus, você viverá sob o brilho do sol do "sorriso" de Deus. Pois Ele olhará para você como Seu filho ou filha amada.

    Encontrei na net este texto complementar,mas o texto acima é perfeito ........Vejo nascer de novo assim : Gálatas 2:2."Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim ...Paz do Senhor irmão Dinei

    ResponderExcluir