quarta-feira, 17 de agosto de 2011

"Atos 20:35 "

*                AGratidão                   *


O homem, por trás do balcão olhava a rua de forma distraída. Uma garotinha se aproximou da loja e amassou o narizinho contra o vidro da vitrine.
Os olhos da cor do céu brilharam quando viu determinado objeto.
Entrou na loja e pediu para ver o colar de turquesas azuis.  é para minha irmã. Pode fazer um pacote bem bonito?”
O dono da loja olhou desconfiado para a garotinha e lhe perguntou: “Quanto dinheiro você tem?”
Sem hesitar, ela tirou da bolsa da saia um lenço todo amarradinho e foi desfazendo os nós.
Colocou-o sobre o balcão e feliz, disse: “isto dá, não dá?”
Eram apenas algumas moedas, que ela exibia orgulhosa.
_ Sabe, eu quero dar este colar azul para a minha irmã mais velha. Desde que morreu nossa mãe, ela cuida da gente e não tem tempo para ela. É aniversário dela e tenho certeza que ela ficará feliz com o colar que é da dos seus olhos.
O homem foi para o interior da loja, colocou o colar em um estojo, embrulhou com um vistoso papel vermelho e fez um laço caprichado com uma fita verde.
_ Ela saiu feliz saltitando pela rua abaixo.
Ainda não acabara o dia quando uma linda jovem de longos cabelos loiros e maravilhosos olhos azuis, adentrou a loja.
Colocou sobre o balcão o já conhecido embrulho desfeito e indagou:
_ Este colar foi comprado aqui?
_ Sim, senhora.
_ E quanto custou?
_ Ah, falou o dono da loja, o preço de qualquer produto da minha loja é sempre um assunto confidencial entre o vendedor e o freguês.
A moça continuou: “mas minha irmã tinha somente algumas moedas. O colar é verdadeiro, não é? Ela não teria dinheiro para pagá-lo!”
O homem tomou o estojo, refez o embrulho com extremo carinho, colocou a fita e devolveu à jovem.
_ Ela pagou o preço mais alto que qualquer pessoa pode pagar-disse ele.
_Ela deu tudo o que tinha.
O silêncio encheu a pequena loja, e duas lágrimas rolaram pelas faces jovens, enquanto suas mãos tomavam o embrulho e ela retornava ao lar, emocionada.
Verdadeira doação é dar-se por inteiro, sem restrições. Gratidão de quem ama não coloca limites para os gestos de ternura.
E a gratidão é características de pessoas que tem riqueza de emoções e altruísmo.
Sê sempre grato!”mas não espere pelo reconhecimento de ninguém.”
Gratidão, não apenas aquece quem recebe, como reconforta quem oferece.

Autor desconhecido

2 comentários:

  1. Me lembrou
    a Viúva Pobre ,porem esta mais foi mais atual
    e comovonte porque mostra um criança dando seu melhor ,assim como deveriamos ser !

    Sentado diante do gazofilácio, observava Jesus como o povo lançava ali o dinheiro. Ora, muitos ricos depositavam grandes quantias.
    Vindo, porém, uma viúva pobre depositou duas pequenas moedas (...).
    E chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta viúva pobre depositou no gazofilácio mais do que o fizeram todos os ofertantes.
    Porque todos ofertaram os que lhes sobrava; ela, porém, da sua pobreza deu tudo quanto possuia, todo o seu sutento.- Evangelho Segundo Marcos 12:41-44

    Esta é uma história sobejamente conhecida. Mas a sua leitura atenta levanta duas questões que gostaria de partilhar connvosco: Jesus parece pretender ensinar uma verdade de forma, e outra de conteúdo.

    Forma: Notem que Jesus estava sentado diante do gazofilácio, observando "como o povo lançava ali o dinheiro". O objectivo dEle parece claro: não era saber quanto cada um depositava. Mas como, com que atitude, com que motivação, com que encenação ou exteriorização. Aliás, antes desta história, vemos Jesus repreendendo os fariseus por causa da sua excessiva preocupação em fazer coisas para serem vistos e apreciados pelos outros.

    Conteúdo: "Porque todos ofertaram o que lhes sobrava", concluiu Jesus. Aqui, é evidente a preocupação de Cristo com sinceridade da forma, com a intensão e com o valor da atitude dos contribuintes.
    Pense por exemplo no tempo que passa com os seus familires, ou na qualidade das suas relações de amizade, ou ainda na sua atitude diante de alguém que precisa de ajuda e de solidariedade.

    Por vezes fazemos coisas, porque convém e estimulam o nosso ego. Mas esquecemos, que o valor das nossas acções não depende da sua quantidade, mas sim da sua qualidade. Ofertamos sobras, quando damos o tempo que não nos faz falta, quando ajudamos quando não temos o que fazer, quando estamos com os outros apenas quando precisamos deles. Ofertamos coisas com valor, quando tiramos do tempo que precisamos, quando ajudamos com o pouco que temos, quando estamos com os outros quando eles precisam de nós

    ResponderExcluir
  2. Texto base: Lucas 17:11-19 – A cura dos 10 Leprosos

    Mostra quue gratidão não é virtude de todos

    1) INTERESSEIRO:


    É aquele que fica tão maravilhado com o “presente” que se distrai com ele pra lá. Logo larga o que o presenteou,

    2) PESSIMISTA:

    Aquele que mantém os olhos fixos no que ainda está ruim. A pessoa se vê tão afogada em meio aos problemas que mesmo acontecendo um grande milagre acontece, aquilo é para ela só como riscar um único item de sua grande lista... É a história do copo metade cheio, ou metade vazio. Essa pessoa só enxerga a metade que ainda está vazia, nunca o sinal de esperança da outra metade que já foi cheia. A benção não deixa de ser maravilhosa só porque você ainda tem outras questões a serem resolvidas.

    3) EGOÍSTA/FOLGADO:

    É aquele que está sempre pronto para receber, mas nunca para dar. É o que tem medo de ser cobrado por algo em troca. É melhor sair de fininho.

    4) TÍMIDO:

    Medo de se expor, de sair gritando glória a Deus, de pular nos pés de Jesus! Fica preocupado com o que os outros vão pensar, ou se recrimina dizendo que é um exagero

    5)AUTO-PIEDOSO:


    É o que morre de pena de si mesmo. “Eu não tenho nada que agradecer! O tanto que eu já sofri, ta doido, eu merecia isso mesmo!” ou “Eu me esforcei tanto para alcançar esse Jesus, eu enfrentei a multidão, EU fiz isso, EU fiz aquilo e eu já estava sofrendo tanto... Ai de mim...!!!”

    6) TRABALHADOR COMPULSIVO:não tem tempo para agradecer
    7) DISTRAÍDO:

    É aquele insensível ao que Deus faz. A benção vem e ele nem vê. “Conte as bênção, dize quantas são.... então verás SURPRESO o quanto Deus já fez.” Porque nós achamos muito “naturais” as coisas que acontecem

    somente 1 teve coragem ,tempo alegria de louvar o milagre agradecer ao que lhe- curou a saber cristo .......

    A gratidão é o único tesouro dos humildes.

    William Shakespeare ...Mel

    ResponderExcluir