terça-feira, 9 de agosto de 2011

Ministros de Deus ou Para Deus ?

       A música e o coração do homem        .

Nesses últimos tempos, temos presenciado uma grande  quantidade de ministérios e ministros,  mas o que tem motivado e qual o objetivo deles ?  Estariam preocupados  com as vidas que estariam ouvindo e recebendo  o louvor? Preocupados se  as pessoas fossem mudadas, transformadas, voltando para o arrependimento como Jesus nos ensinou? (Lucas 15:07)
O louvor é o único meio em que o homem tem para dar algo para Deus. E tem poder para realizar coisas sobrenaturais na vida do homem, como por  exemplo,  Paulo e Silas que foram libertos pelos anjos enquanto eles oravam e louvavam a Deus (Atos 16:23-26), Saul era liberto de algum espírito maligno quando Davi tocava (1 Samuel 16:23) Deu vitoria ao Rei Jeosafá, durante a guerra entre os filhos de Amom e Moabe  (2 Cronicas 20: 14-22).
Existem mais acontecimentos quando o homem abre o seu coração em louvores a Deus. Se agarrando  nesses e outros acontecimentos, os  músicos e ministros de louvor das igrejas , se colocaram em um nível acima dos outros, em  consequência   se  criou uma “formula”  de que o ministro tinha a função de tocar pra Deus e a noiva “pegar o vácuo” do ministro ,pois ele carrega a presença de Deus, (fazendo uma comparação com os levitas, pois só eles que podiam levar a arca da aliança, que representava a presença de Deus) , pois ele seria o responsável numa  ponte para a presença de Deus , mas a realidade é outra, Jesus, como Deus se rebaixou como nós, serviu a todos,  e nos ensinou a sermos todos iguais (João 13,16) (Filipenses 2: 5 - 8)
Hoje estamos como os fariseus , apenas nós sabemos como chegar a Deus e cheios de honras próprias, como Jesus disse em (Lucas 18: 09-14), (Mateus 23:01-05,13).
Vimos tempos atrás, um ministro bem conhecido e respeitado pedindo perdão pelos testemunhos mentirosos que ele disse.
 Mas e agora?  e os ensinamentos e as doutrinas que ele passou a milhares de pessoas? Como essas vidas estão agora? Qual o preço que foi pago?
Jesus nos disse também para ficarmos atentos com o fermento dos fariseus (Mateus 16:12), a igreja tem absorvido  muitas doutrinas de outros, e acaba os copiando.
Outro exemplo, é de um ex-pastor de uma Grande igreja Australiana, em que na gravação, ele dizia que estava com câncer em estado terminal, e foi cantar com tubo de oxigênio  no nariz, mas depois ele veio em publico pedindo perdão pois era tudo mentira, pois a sua verdadeira doença era vicio em pornografia.
O que a igreja hoje tem absorvido? No que ela está se alimentando? Não querendo  generalizar pois há ministros que tem caráter, mas o perigo em colocar os ministros em uma escala acima de qualquer um, pois todos nós erramos e somos dependentes da graça de Deus (Romanos 3,23)
Nós  tocamos e fazemos para Deus , mas também  tocamos pra o homem . Alem de tocarmos para Deus, há um publico, há a noiva de Cristo que espera uma palavra, para que a sua vida seja transformada, que o seu caminho seje mudado, que sua vida tenha um outro sentido, ela espera uma outra chance!
Os ministros se blindaram com o termo “separados” de uma forma  errada, pois acham que podem fazer o que quiserem pois eles são os “levitas” da casa do Senhor
Tocam unicamente pra Deus. A  noiva? Ela que entre no “meu vácuo” de “santidade” se ela quiser a presença de Deus .
Tocando mal ou bem, que se importa? Toco pra Deus, se a igreja sofrer com a musica mal tocada, ou o ego excessivo de ministro hábil é problema dela,  pois eu sou o ministro da casa de Deus, eu sou o responsável pela presença D´Ele, 
A arrogância é tanta que se passa a impressão de que o ministro está ministrando para Deus, como que se Ele dependesse de algo nosso...
Nos  foi  colocado um titulo que na realidade não existe, e esquecemos da igreja, a que mais sofre, desde ministros que não se esforçam em melhorar para fazer um ambiente adequado a noiva de Cristo até ministros que se acham o centro , pensam que o ministério não sobreviverá  sem ele.
Para vermos a gloria de Deus, dependemos unicamente de um coração quebrantado e arrependido, como por exemplo , o de Salomão na inauguração do Templo, a oração dele fez com que o peso da presença de Deus  enchesse naquele lugar ( I Reis 06:11-12 / I Reis 08 / 2 Cronicas 06 e 07)
Com algumas doutrinas criadas, se engessou vários ministros, se criaram alguns monstros, ministros egoístas que pensam que só ele tem a porta para a presença de Deus, divisões dentro da igreja e no ministério, e a noiva padecendo, pois se criou um escudo para eles.
O ministro tem que buscar a Deus,  e suas atitudes tem que estar de acordo com o que ele canta ou toca fazendo a igreja  entender o que é Deus, temos que tocar para ela, pra que ela possa encontrar Deus, não ela entrar no nosso “vácuo de santidade” para encontrar Deus.
O primeiro contato do homem com a musica foi com certeza no jardim do Edem , quando viu os anjos entoando louvores a Deus, depois da queda, o homem sempre buscou a excelência que era a musica no céu, e antes da musica ser usado para uso pessoal, sempre foi relacionado em louvor a deuses ou magia.
Estudando o principio da musica Ocidental, quando pensadores gregos  começaram  a estudar os sons e desenvolveu os modos,  a musica começou a ter ciência e teve papel importante  na área  material, social, mental,  emocional e espiritual na vida das pessoas.
A musica está no topo das artes, foi a partir dela que foi criada as artes cênicas, danças e plásticas, e ela era vista como algo para se apreciar, hoje os valores mudaram, a musica é colocada para transmitir emoções e reações nas pessoas, tanto na musica secular e na cristã, e os músicos e ministros sabem  disso e acabam usando para satisfação própria, satanás sabe disso e está havendo algumas trocas de valores, colocando doutrinas falsas na mente e coração dos ministros, esquecendo de que a maior preocupação de Jesus era de que se passasse a mensagem do  evangelho pra todos, independente de como seria, e a musica é uma arma poderosa.
Quem não gosta de musica? Eu ainda não achei alguém que não goste.
Satanás e seus “ministros” sabem disso, e sabe trabalhar a musica a seu favor, e construir um ambiente adequado a seus ouvintes, como a musica atua diretamente nas emoções do homem, se criou vários estilos de musicas, desde musicas frias, sombrias  como  Black Metal , românticas e depressivas como sertanejo , totalmente depressivas como  bandas progressivas ou  emocore, e musicas que abusam de sensualidade como o Funk , Forró, e outros.
A criação da musica, explorando o efeito emocional na vida do ouvinte, pode causar impacto direto na alma delas.
Exemplos disso são riffs , solos, ou composições que ficam marcadas na vida das pessoas, como o tema da vitoria, que automaticamente as pessoas assimilam ela com o Ayrton Senna.
Amados, enquanto satanás se preocupa em usar a musica para transmitir os ideais dele com excelência e qualidade, nós estamos  preocupamos com honras,  cargos, posições  e “formulas”, e esquecemos do mais importante, que é a vida das pessoas .

Jorge elias 

5 comentários:

  1. O unico prazer que Deus tem em nosso louvor, é o nosso coração de adorador.
    Jesus é alvo e desejo insaciáveis: sua presença, seu poder, seu amor, sua graça estão acima de tudo e de todos.Quando nosso coração realmente arder por Jesus ele tambem ardera por almas,e issu vai ser minha prioridade.

    Não vai ser necessario ninguem me lembrar de minhas obrigaçãoes!

    O tempo esta curto e vidas ainda estão nas garras de Satanás, E ele vira, prometeu e será fiel, E o que tens para apresentar pro Senhor neste dia?

    Dinei

    ResponderExcluir
  2. Que possamos ser livres de nós mesmos....amei esta mensagem é a verdade que tanto precisamos ouvir....Que bom, que Deus tem levantado homens de Deus, comprometidos com o Reino...Precisamos declarar MORTE DO EU!!! Fláre Diniz

    ResponderExcluir
  3. Existem cânticos de louvor ,músicas de alegria ,dor sim
    Precisamos atravessar todas as nossas vertentes da alma
    Á sensualidade não é a meu ver condenado por Deus
    Pois temos um livro inteiro cantares muito sensual
    Depende onde como for usada
    á maldade esta reflectida na mente de cada um
    como a depressão
    até louvores pode ser usado de forma a deixar uma pessoa triste se sentindo fora do alcance divino
    Como branco usado pelos espíritas como dedicação ao um tipo de entidade
    Na bíblia simboliza veste de pureza dignidade


    Os que fazem do canto uma parte do culto divino, devem escolher hinos com música apropriada para a ocasião, não notas de funeral, porém melodias alegres, e todavia solenes


    Não deixar acontecer :
    -Guinchando as Palavras Sagradas de Hinos de Louvor
    -Sem Algaravia ou Dissonância
    - Sim Cantar com Espírito e Entendimento

    Mel

    ResponderExcluir
  4. Então vamos lá....Não creio que essas discussões nos edifiquem, pois, para aqueles que consideram estar pecando por ouvir música secular, realmente não devem ouvir, pois se ouvirem estarão pecando, pois se sentirão acusados. Para quem não tem sua fé abalada, e nem duvida em seu coração que a música secular abala sua relação com o Senhor e sua vida de santidade, ouça..porém eletivamente. Pode já parecer um jargão, porém, “Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei DOMINAR por nenhuma.' Só posso ser dominado pelo Espírito Santo, e se eu não sou do mundo, não posso me deixar DOMINAR pelas coisas mundanas. Não me sinto acusada ouvindo músicas que não zombem da palavra do Senhor, daquilo que eu creio, que não tenham palavrão ou qualquer coisa que vá contra os princípios cristãos...só não me deixo ser dominada por elas ,devo escolher com discernimento não apenas aquilo que devo ouvir, mas também ver, fazer e até pensar. Ou os irmãos também não assistem mais filmes, televisão, cinema? Com certeza sim, porém sempre escolhendo baseado na sua vida de santidade, nas instruções do Senhor e ouvindo a voz do espírito ao dizer "filho, isso não me agrada". Quantas vezes você está vendo um filme, ou até mesmo noticiário e de repente algo te incomoda, alguma cena, algum comentário, algum diálogo impróprio e você precisa mudar de canal? Quantas vezes você está no seu ambiente escolar ou faculdade ou trabalho com seus colegas, que nem todos são crentes, e você precisa levantar para sair da roda dos escarnecedores quando se inicia algum assunto impróprio para você? Isto faz parte do nosso testemunho. Saber discernir o que agrada a Deus e o que não agrada. E isso não se resume a uma lista de proibições, pois senão ser santo seria muito fácil. Pouco adianta eu me abster de ouvir música secular ou ver televisão, e sair por aí mentindo, adulterando, fornicando, usando de sensualidade e provocando lascívia por onde passa, desejando a namorada/namorado do próximo, ter preguiça de ir pra igreja, zombar do irmão, falar palavrão, não respeitar a opinião dos outros, não moderar a língua, fofocar, ter um namoro nada santo e etc etc etc e infinitos etc. Ser cristão está muito além de todas essas discussões e proibições. Estar alicerçado na Palavra vai muito além do que discutir o que devo ver, ouvir, ler e vestir.

    O Pai nos dotou de capacidade intelectual e criatividade, sim. Não devemos andar por aí como ignorantes apáticos da realidade, que não lêem nada além do que está na Bíblia e não conhecem nada além do hinário da igreja. O que eu não devo, é basear minha vida no conhecimento secular. Minha vida eu baseio na Palavra do Senhor e em Seus ensinamentos e em conhece-lo cada dia mais, e não em livros de auto-ajuda ou filosóficos. Porém isto não me impede de com maturidade ler bons livros e ouvir boa música ou ver bons filmes. O Senhor nos deu o Espírito Santo para nos ajudar nessa árdua caminhada contra o pecado, e a discernir aquilo que é mal.


    Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Não são do mundo, como eu do mundo não sou." Jo 17, 14-16

    Jesus não era do mundo, mas enquanto viveu no mundo, Ele não passava 24 hrs por dia orando e jejuando. Ele participava das atividades sociais da época, desde que aquilo não cortasse sua comunhão com o Pai. Ele foi em casamentos, em reuniões, em enterros, ia para casa dos amigos, enfim, Ele vivia em sociedade, porém sem envergonhar o Pai ou dar mal testemunho. E é assim que devemos viver. Com moderação e fazendo bom uso do nosso livre-arbítrio. E nunca ignorando a voz do Espírito Santo. Se você se sente acusado ouvindo música secular, não ouça. Porém se não há acusação ao ouvir música de qualidade, ouça, com moderação. Porém o que ouve não pode acusar o que não ouve de pecador. E o que não ouve, não pode acusar o que ouve de pecador. O Senhor é o juiz.

    Mel ....

    ResponderExcluir
  5. Muito bom....
    Hoje em dia vemos tantas pessoas querendo enganar os outros,mais a unica pessoa que se engana é ela mesma, pois a Deus nao se engana. E Deus num é de confusão.... ele realmente conhece o nosso coração e sabe quando estamos o adorando de verdade, temos uma das armas mais poderosas que é a musica, e ela tem que ser usada com o unico objetivo de adorar ao Senhor para todo louvor e glória Dele.
    A musica é expressão, e que venhamos expressar todo o nosso amor a Deus atraves dela.

    Le...

    ResponderExcluir