segunda-feira, 13 de junho de 2011

Um caráter transformado.

                      
Recentemente ao ler o blog Passo a Passo de uma moça, que é praticamente a... Ana Paula Padrão da Comunidade de Vida Cristã, seu nome é, Letícia Gonçalves.
Sua postagem tinha por título “O que é Caráter?”, isso me fez meditar sobre o assunto, não sobre o que venha a ser caráter, mas como por vezes nos enganamos, sobre nosso próprio caráter, como as vezes temos uma imagem meio distorcida de nossa própria conduta, nos justificando, diante de uma situação, que julgamos ter tomado a melhor decisão.
Mas se enganar não é o maior problema, o maior problema, é tentar se enganar, mesmo sabendo qual seria a atitude correta, tentamos nos justificar, com inúmeros argumentos, para simplesmente, tentar ter um alívio de consciência.
Podemos ver um texto, onde nos mostra bem, o homem que somos, em nossa natureza pecaminosa, um homem com um caráter maquiado, que ainda tenta se justificar, para ter um alívio de consciência, e um realmente regenerado de sua natureza inclinada para o Pecado.
(Lucas 10:30-35) Jesus disse: “ descia um homem de Jerusalém a Jericó. Pelo caminho caiu em poder de ladrões que, depois de o despojarem e espaçarem, se foram, deixando-o semimorto. Por acaso desceu pelo mesmo caminho um sacerdote . Vendo-o, passou ao largo. Do mesmo modo, um levita , passando por aquele lugar também o viu e segui adiante. Mas um Samaritano, que estava de viagem chegou ao seu lado e, vendo-o, sentiu compaixão. Aproximou-se, tratou-lhe as feridas, derramando azeite e vinho. Fê-lo subir em sua montaria, conduziu-o à hospedaria e cuidou dele. Pela manhã, tomou duas moedas de prata, deu-as ao hospedeiro e disse-lhe: “Cuida dele e o que gastares a mais na volta te pagarei.”
As pessoas são fundamentalmente  más, Paulo, nos fala no livro de romanos 7:19  “O bem que quero eu não faço mas o mal que não quero está sempre diante de mim”, nos mostrando como tendemos naturalmente sermos maus. Nosso normal é sermos não como o sacerdote ou como o levita, mas nossa natureza tende a ser como os ladrões, roubado e matando, não falo de roubo material nem morte física, tem algumas palavras e frases, que nascem no inferno e vão para na boca de crente que não vigia, disseminando morte, e matando sonhos.
 Mais para frente vemos um sacerdote e um levita que são omissos, eram pessoas que prestavam serviços na casa de Deus, esta parte é a que mais chama minha atenção.
Tentar viver um evangelho sem compromisso é perda de tempo muitos tem trilhado este caminho, pensado que basta freqüentar um templo, sem se comprometer com os propósitos daquela denominação. Hoje é mais normal vermos uma grande maioria, que quer ser servida. Se preocupado mais em o que a igreja pode fazer por mim, ou o que Jesus tem para me dar? A realidade é que uns poucos fazem o trabalho que todos deveriam fazer. Poucos querem colaborar, estão disposto apenas a usufruir. Assim, paramos de viver a verdadeira religião que seria justamente estar a serviço do próximo. É bem interessante, sempre que eu me vejo diante de uma situação da qual eu tenha que argumentar muito, para justificar minha omissão, tentando mostrar que eu tenho um motivo forte para não fazer o que eu deveria fazer, percebo que sempre estou errado, sabemos que o justo não se justifica, ninguém precisa usar de muintos argumentos  quando se faz a coisa certa.
Então vemos um Samaritano. Dou graças a Deus porque ele tem preservado servos seu, separado comprometido e fiel, que não baixa o padrão por causa dos que estão ao redor, nestes vemos  um caráter transformado, que realmente se preocupa em estar em serviço do próximo,  sempre que somos omissos ou tentamos, colocar panos quentes diante de situações que tem que ser resolvidas, mas não queremos nos estender muito, pelo fato de ter outros assuntos mais importantes para tratar, abandonado irmãos à própria sorte, no final deste texto vejo outra diferença gritante entre o caráter transformado e o caráter maquiado. O caráter maquiado por mais que tente mostrar que está fazendo a coisa certa pelo simples fato de temer a opinião pública, tentaria ajudar, e assim que tivesse a primeira chance passaria o problema para frente, pois na verdade ele não se importa em ajudar, mas sim, mostrar que está ajudando, até quando fazemos a coisa certa, temos por vezes uma intenção errada, (Em algumas situações, vale, antes fazer a coisa certa com intenção errada, do que não fazer nada), Porem temos que pedir para Cristo uma transformação total de caráter, Vemos que o Samaritano alem de socorrer o homem , não tentou passar o problema para o dono da hospedaria, ele poderia muito bem tentar comover o coração do dono da hospedaria, e se livrar do problema, mas atitude de se comprometer, só partiria de alguém que realmente se importa com o seu próximo.
Por vezes vemos pessoas na igreja, que julgamos que pelo simples fato de serem pessoas que já tem um certo tempo de igreja e um  conhecimento da palavra, que essas pessoas sabem se virar sozinhas, e as abandonamos a própria sorte, nos esquecemos, que quando não estamos  cheio de Deus somos levados por qualquer correnteza,  por vezes nós os “sãos” ficamos na margem vendo nosso queridos irmão em cristo sendo levados  para alto mar, e quando se está em alto mar...o processo de resgate é mais desgastante.
A grande visão de Deus para nós é sermos uma igreja saudável, tratando células doentes, pois todo corpo saudável cresce, igrejas saudáveis desenvolvem relacionamentos profundos se comprometendo, com meu próximo, “como se a dor que ele sente, fosse a que sente você”,  igrejas saudáveis não estão divididas em cleros e leigos, ungidos e não ungidos, mas procura uma unidade no corpo, que não supervaloriza um propósito em detrimento dos demais, porém enfatiza  todas as prioridades de Deus para a igreja.
Portanto ao trabalho.

Comunidade de Vida Cristã

3 comentários:

  1. Agora está mais fácil postar comentários.

    ResponderExcluir
  2. Faça a alegria de um blogueiro poste um comentário, se tiver dificuldades de escolher um perfil poste como Anônimo que sua mensagem será publicada automaticamente

    ResponderExcluir
  3. Lembro-me claramente do mais belo ensinamento que recebi de um filho de Deus sobre unidade na igreja, que somos como dedos da mão ,cada um de um tamanho igualmente necessários falta um é lhe Da desequilíbrio para pegar algo ,escrever etc ....
    Somos todos partes do mesmo corpo, mas teimamos em olhar uns aos outros e não a fonte mestra o cristo...
    Da mesma forma que olhamos os erros, os frascos porque não entendemos que o que é fácil pra um pode ser difícil para outro independente do estagio da sua fé ,todos nos temos pontos fortes e fracos em nossa caminhada crista ....
    exemplo disso são os apóstolos antigos como Pedro que tinha uma fúria querendo resolver tudo na hora; cortar orelhas ,caminhar nas águas como cristo ,mas no meio do caminho a fé lhe falhava ao ponto de negar o Cristo ,e negar até a sua fé ,mas com ajuda de Cristo ele retornou sua força para o foco certo , I Pedro - 4 ;Amados, não estranheis a ardente provação que vem sobre vós para vos experimentar, como se coisa estranha vos acontecesse;
    Mas regozijai-vos por serdes participantes das aflições de Cristo; para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e exulteis, Ora, pois, já que Cristo padeceu na carne, armai-vos também vós deste mesmo pensamento; porque aquele que padeceu na carne já cessou do pecado;
    Para que, no tempo que ainda vos resta na carne não continueis a viver para as concupiscências dos homens, mas para a vontade de Deus. Mas já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração;
    Tendo antes de tudo ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobre uma multidão de pecados;
    - sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmuração;
    Servindo uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.
    Obrigado irmão pela alegria de ler este blog é uma benção nos faz refletir..... Teu texto acima deixa claro o propósito cristão!


    Paz do senhor MEL

    ResponderExcluir