quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Vivendo como Calebe

Nm 13.30
Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela.

Esperança- Fé no futuro, confiança, expectativa, otimista.

Calebe com 40 anos de idade, já havia constituído uma família.
Recebe a promessa da terra de Canaã. Lugar ainda habitado por gigantes, terra fortificada, e com um povo poderoso.

Nm 14.6-9
E Josué, filho de Num, e Calebe filho de Jefoné, dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes.
E falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa.
Se o SENHOR se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel.
Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR, e não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o SENHOR é conosco; não os temais.

Nm 32.11-12
Que os homens, que subiram do Egito, de vinte anos para cima, não verão a terra que jurei a Abraão, a Isaque, e a Jacó! porquanto não perseveraram em seguir-me;
Exceto Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, e Josué, filho de Num, porquanto perseveraram em seguir ao SENHOR.


Dt1.36
Salvo Calebe, filho de Jefoné; ele a verá, e a terra que pisou darei a ele e a seus filhos; porquanto perseverou em seguir ao SENHOR.

Calebe sabia quem ele era no Senhor.
Perseverar= (conservar-se) firme e constante.

Um bom exemplo é futebol- ninguém te contamina. Você acredita só no seu time.
Calebe acreditava só no seu time: Josué, Calebe e a promessa de Deus.
Calebe então começa uma longa história de esperança e perseverança.
Hb 10.23
Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.

Rm 8.26-39
Pode até parecer que depois dos 40 anos não dava mais pra sonhar, começa a aparecer as rugas, pode até parecer que estamos caminhando para o fim, mas na verdade estamos caminhando para a promessa.
Parece que cada dia que se passa perdemos ainda mais a esperança e deixamos de perseverar.
Parece que cada dia que se passa estamos mais longe da promessa, mas a verdade é que cada dia que se passa estamos mais perto da promessa.
Js 14.6-14
Então os filhos de Judá chegaram a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o SENHOR falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia por causa de mim e de ti.
Quarenta anos tinha eu, quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cades-Barnéia a espiar a terra; e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração;
Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu porém perseverei em seguir ao SENHOR meu Deus.
Então Moisés naquele dia jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua, e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir ao SENHOR meu Deus.
E agora eis que o SENHOR me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos são passados, desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos;
E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar.
Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou aquele dia; pois naquele dia tu ouviste que estavam ali os anaquins, e grandes e fortes cidades. Porventura o SENHOR será comigo, para os expulsar, como o SENHOR disse.
E Josué o abençoou, e deu a Calebe, filho de Jefoné, a Hebrom em herança.
Portanto Hebrom ficou sendo herança de Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, até ao dia de hoje, porquanto perseverara em seguir ao SENHOR Deus de Israel.


Pr. Flavio Diniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário