A música e o coração do homem .
Nesses últimos tempos, temos presenciado uma grande quantidade de ministérios e ministros, mas o que tem motivado e qual o objetivo deles ? Estariam preocupados com as vidas que estariam ouvindo e recebendo o louvor? Preocupados se as pessoas fossem mudadas, transformadas, voltando para o arrependimento como Jesus nos ensinou? (Lucas 15:07)
O louvor é o único meio em que o homem tem para dar algo para Deus. E tem poder para realizar coisas sobrenaturais na vida do homem, como por exemplo, Paulo e Silas que foram libertos pelos anjos enquanto eles oravam e louvavam a Deus (Atos 16:23-26), Saul era liberto de algum espírito maligno quando Davi tocava (1 Samuel 16:23) Deu vitoria ao Rei Jeosafá, durante a guerra entre os filhos de Amom e Moabe (2 Cronicas 20: 14-22).
Existem mais acontecimentos quando o homem abre o seu coração em louvores a Deus. Se agarrando nesses e outros acontecimentos, os músicos e ministros de louvor das igrejas , se colocaram em um nível acima dos outros, em consequência se criou uma “formula” de que o ministro tinha a função de tocar pra Deus e a noiva “pegar o vácuo” do ministro ,pois ele carrega a presença de Deus, (fazendo uma comparação com os levitas, pois só eles que podiam levar a arca da aliança, que representava a presença de Deus) , pois ele seria o responsável numa ponte para a presença de Deus , mas a realidade é outra, Jesus, como Deus se rebaixou como nós, serviu a todos, e nos ensinou a sermos todos iguais (João 13,16) (Filipenses 2: 5 - 8)
Hoje estamos como os fariseus , apenas nós sabemos como chegar a Deus e cheios de honras próprias, como Jesus disse em (Lucas 18: 09-14), (Mateus 23:01-05,13).
Vimos tempos atrás, um ministro bem conhecido e respeitado pedindo perdão pelos testemunhos mentirosos que ele disse.
Mas e agora? e os ensinamentos e as doutrinas que ele passou a milhares de pessoas? Como essas vidas estão agora? Qual o preço que foi pago?
Jesus nos disse também para ficarmos atentos com o fermento dos fariseus (Mateus 16:12), a igreja tem absorvido muitas doutrinas de outros, e acaba os copiando.
Outro exemplo, é de um ex-pastor de uma Grande igreja Australiana, em que na gravação, ele dizia que estava com câncer em estado terminal, e foi cantar com tubo de oxigênio no nariz, mas depois ele veio em publico pedindo perdão pois era tudo mentira, pois a sua verdadeira doença era vicio em pornografia.
O que a igreja hoje tem absorvido? No que ela está se alimentando? Não querendo generalizar pois há ministros que tem caráter, mas o perigo em colocar os ministros em uma escala acima de qualquer um, pois todos nós erramos e somos dependentes da graça de Deus (Romanos 3,23)
Nós tocamos e fazemos para Deus , mas também tocamos pra o homem . Alem de tocarmos para Deus, há um publico, há a noiva de Cristo que espera uma palavra, para que a sua vida seja transformada, que o seu caminho seje mudado, que sua vida tenha um outro sentido, ela espera uma outra chance!
Os ministros se blindaram com o termo “separados” de uma forma errada, pois acham que podem fazer o que quiserem pois eles são os “levitas” da casa do Senhor
Tocam unicamente pra Deus. A noiva? Ela que entre no “meu vácuo” de “santidade” se ela quiser a presença de Deus .
Tocando mal ou bem, que se importa? Toco pra Deus, se a igreja sofrer com a musica mal tocada, ou o ego excessivo de ministro hábil é problema dela, pois eu sou o ministro da casa de Deus, eu sou o responsável pela presença D´Ele,
A arrogância é tanta que se passa a impressão de que o ministro está ministrando para Deus, como que se Ele dependesse de algo nosso...
Nos foi colocado um titulo que na realidade não existe, e esquecemos da igreja, a que mais sofre, desde ministros que não se esforçam em melhorar para fazer um ambiente adequado a noiva de Cristo até ministros que se acham o centro , pensam que o ministério não sobreviverá sem ele.
Para vermos a gloria de Deus, dependemos unicamente de um coração quebrantado e arrependido, como por exemplo , o de Salomão na inauguração do Templo, a oração dele fez com que o peso da presença de Deus enchesse naquele lugar ( I Reis 06:11-12 / I Reis 08 / 2 Cronicas 06 e 07)
Com algumas doutrinas criadas, se engessou vários ministros, se criaram alguns monstros, ministros egoístas que pensam que só ele tem a porta para a presença de Deus, divisões dentro da igreja e no ministério, e a noiva padecendo, pois se criou um escudo para eles.
O ministro tem que buscar a Deus, e suas atitudes tem que estar de acordo com o que ele canta ou toca fazendo a igreja entender o que é Deus, temos que tocar para ela, pra que ela possa encontrar Deus, não ela entrar no nosso “vácuo de santidade” para encontrar Deus.
O primeiro contato do homem com a musica foi com certeza no jardim do Edem , quando viu os anjos entoando louvores a Deus, depois da queda, o homem sempre buscou a excelência que era a musica no céu, e antes da musica ser usado para uso pessoal, sempre foi relacionado em louvor a deuses ou magia.
Estudando o principio da musica Ocidental, quando pensadores gregos começaram a estudar os sons e desenvolveu os modos, a musica começou a ter ciência e teve papel importante na área material, social, mental, emocional e espiritual na vida das pessoas.
A musica está no topo das artes, foi a partir dela que foi criada as artes cênicas, danças e plásticas, e ela era vista como algo para se apreciar, hoje os valores mudaram, a musica é colocada para transmitir emoções e reações nas pessoas, tanto na musica secular e na cristã, e os músicos e ministros sabem disso e acabam usando para satisfação própria, satanás sabe disso e está havendo algumas trocas de valores, colocando doutrinas falsas na mente e coração dos ministros, esquecendo de que a maior preocupação de Jesus era de que se passasse a mensagem do evangelho pra todos, independente de como seria, e a musica é uma arma poderosa.
Quem não gosta de musica? Eu ainda não achei alguém que não goste.
Satanás e seus “ministros” sabem disso, e sabe trabalhar a musica a seu favor, e construir um ambiente adequado a seus ouvintes, como a musica atua diretamente nas emoções do homem, se criou vários estilos de musicas, desde musicas frias, sombrias como Black Metal , românticas e depressivas como sertanejo , totalmente depressivas como bandas progressivas ou emocore, e musicas que abusam de sensualidade como o Funk , Forró, e outros.
A criação da musica, explorando o efeito emocional na vida do ouvinte, pode causar impacto direto na alma delas.
Exemplos disso são riffs , solos, ou composições que ficam marcadas na vida das pessoas, como o tema da vitoria, que automaticamente as pessoas assimilam ela com o Ayrton Senna.
Amados, enquanto satanás se preocupa em usar a musica para transmitir os ideais dele com excelência e qualidade, nós estamos preocupamos com honras, cargos, posições e “formulas”, e esquecemos do mais importante, que é a vida das pessoas .